A Fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada em Cristalina-GO, tem uma área de 902 hectares destinados à produção de café arábica sendo 890 hectares irrigados por 10 pivôs centrais e 12 hectares de sequeiro. A fazenda conta com o auxílio de maquinários com tecnologia de ponta para aproveitar ao máximo o potencial das terras.

O Cerrado Goiano é considerado a nova fronteira para a produção de cafés arábicas especiais. O estado de Goiás, que faz divisa com Minas Gerais e com o Cerrado Mineiro, é conhecido como um dos maiores estados em produção agrícola no país, porém a produção de café é relativamente nova na região.

As primeiras plantações surgiram como forma de diversificação de culturas. Não demorou muito até que os produtores percebessem o potencial da terra. O clima e solo aliados à tecnologia e experiência já implementada no manejo de outras culturas, seria um grande diferencial na produção de cafés especiais. A família Zancanaro é pioneira no cultivo de café no local.

Cidade e estado: Cristalina – Goiás

Região: Cerrado Goiano

Variedades cultivadas: Catuaí 144, Catuaí 62, Palma 2 e IAC 125

Área: 902 ha

Altitude: 1000m

Solo: Argiloso/vermelho

Clima: Tropical de altitude

Temperatura anual média: 22ºC (mínima de 5ºC e máxima de 32ºC)

Práticas Sustentáveis e Sociais

Além da certificação UTZ, a fazenda é engajada em várias práticas sustentáveis e sociais pois a Família Zancanaro acredita na premissa de que devemos devolver para a terra o que ela possibilita. O mesmo cuidado que temos na produção do café, temos com o ambiente de cultivo.

Iniciativas ambientais:

  • Plantio de braquiária nas entrelinhas do café, visando manutenção de umidade, aumento de matéria orgânica, uso eficiente da adubação, reciclagem de nutrientes e de nabo forrageiro, também nas entrelinhas do café, para atrair inimigos naturais e abelhas para o equilíbrio do cafezal.
  • Reflorestamento constante de plantas nativa (30 ha atualmente);
  • Tecnologias de maquinário para aumento de força/torque que diminuem o consumo de combustível;
  • Convênio de pesquisa com instituições renomadas – dentre elas a Embrapa – para melhor utilização e conservação do solo com técnicas diferentes de dosagem de fósforo;
  • Aquisição de equipamento de via úmida que economiza 30% do volume de água;
  • Plantio de braquiária na entrelinha do café, visando manutenção de umidade, aumento de matéria orgânica, uso eficiente da adubação e reciclagem de nutrientes.

Engajamento social:

  • Doações de produtos cultivados na fazenda para entidades religiosas, sociais e casas de recuperação de dependentes químicos;
  • Utilização de represa para produção de peixes para os colaboradores;
  • Incentivo à prática de esportes com aluguéis de espaços e utilização de estrutura de terreiro – no período de não colheita – para a prática de exercício físico.

Gostaria de falar, com muita satisfação, sobre a família do senhor Gelci Zancanaro e a forma que trabalho com eles. É com muita honra que falo da área em que trabalho… Tenho muita alegria em trabalhar nessa empresa. Para mim é uma grande satisfação trabalhar com meus patrões. São todos iguais, independente de qualquer função. Eu pretendo fazer parte desta empresa por muito tempo. Agradeço a Deus todos os dias pela grande oportunidade na qual tenho aprendido muito. Agradeço por cada responsabilidade que a mim foi confiada pelo senhor Gelci Zancanaro e toda sua família. Gostaria de falar que pra mim é um prazer trabalhar na área do café.

Vitalino Pires dos Anjos