A Famiglia Zancanaro é pioneira na cultura do café no Cerrado Goiano. Disposto a fazer acontecer, Gelci Zancanaro, visionário e desbravador, depositou confiança e coragem na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Cristalina – GO, para o cultivo de grãos. Em 1985, a família se mudou para Brasília, onde criaram novas raízes e deram início ao agronegócio familiar.

Nos anos 80, Gelci Zancanaro, descendente de italianos, nascido em uma família de pequenos produtores rurais, vislumbrou no estado de Goiás o lugar ideal para, junto de sua esposa e seus 5 filhos, dar início ao seu próprio cultivo. Para ele, a família é o bem mais valioso que se pode ter.

Como a mudança viria proporcionar melhores condições dea estudo para os filhos e novas oportunidades para sua família, em 1983 adquiriu a Fazenda Nossa Senhora de Fátima que tem um grande significado emocional para família, carinhosamente chamada de “Fazendinha” pelos seus filhos, genros, nora e 15 netos.

Até os dias de hoje, o negócio é gerido pela família e mantém o mesmo objetivo desde sua origem, alimentar a vida através dos frutos que as terras proporcionam.

Ao longo do tempo e com a coragem que anos de experiência proporcionaram, a família investiu no cultivo do café e encontrou nele grande satisfação. E assim, surge a torrefação Famiglia Zancanaro.

A força feminina por trás do café

Cristiane Zancanaro Simões é uma das grandes responsáveis pelo constante crescimento do negócio do café da família. Nascida em 1977, teve sua infância marcada por sempre acompanhar seus pais na fazenda durante as férias e aos finais de semana. Quando adulta, concluiu sua graduação em Direito pelo UniCeub e atuou como advogada por dois anos, mas logo percebeu que o que amava era cuidar de sua terra. Portanto, voltou aos negócios da família em 2002.

Após assumir a gestão do café da família, em 2014, implementou na fazenda um pós-colheita mais detalhado, com lotes separados. Esse procedimento rendeu à Fazenda o 1º lugar no Prêmio Ernesto Illy Regional de Qualidade do Café para Espresso. A partir daí, fez grandes investimentos nos processos da Fazenda, priorizando o crescimento dos negócios.

Cristiane, que faz parte da Aliança Internacional das Mulheres do Café – Brasil, fez cursos de Barista Júnior e Análise Sensorial para poder ter um entendimento maior sobre o grão. Em 2018, desenvolveu a Torrefação Famiglia Zancanaro e abriu o mercado de exportação direta de Cafés Verdes do Estado de Goiás.

Cristiane Zancanaro Simões

Cristiane Zancanaro

O café e a ciência

O café está presente na vida de todos da família Zancanaro, durante o dia, no trabalho e até nos estudos.

Em seu programa de doutorado e em parceria com a Embrapa Cerrados, Luiz Eduardo, neto de Gelci Zancanaro, desenvolveu uma pesquisa relacionada ao aumento da eficiência da adubação fosfatada na cultura do café.

Para ler o artigo e saber mais,
Clique aqui